Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

Pilares da Indústria 4.0

Para ser capaz de melhorar a produção de uma empresa e tornar sua produção mais eficiente, a indústria 4.0 faz uso de um conjunto de tecnologias disruptivas.

Podemos considerar essas tecnologias inovadores como os pilares da 4ª revolução industrial.

1.  Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial talvez seja a tecnologia mais importante da indústria 4.0.

Fazer uso de um sistema que possa tomar decisões é essencial para o conceito de fábrica inteligente, onde equipamentos e máquinas conseguem trabalhar de forma autônoma.

Por isso, a inteligência artificial é tão importante, afinal de contas, através dela, os softwares conseguem operar por conta própria e aprender com a própria operação.

2.  Sistemas Cyber-físicos

Por mais bem projetado que seja um software e sua inteligência artificial, se o programa não tiver uma forma de examinar fatores do mundo real – como por exemplo o nível de vibração de uma máquina ou sua temperatura -, ele não conseguirá operá-la da maneira correta.

Isso porque, se essas informações não forem consideradas, o programa pode danificar o equipamento.

Podemos utilizar sensores para solucionar esse problema. Resumidamente, podemos dizer que um sensor é um dispositivo que consegue coletar diversas informações e convertê-las em sinais que serão lidos por softwares.

A integração entre os sensores e o software é chamado de sistema cyber-físico, e é ele que permite que equipamentos industriais operem de forma autônoma.

Vale mencionar que ainda é preciso ter um operador, porém suas tarefas são diferentes das que estamos acostumados. 

Sua nova função é avaliar se os sensores e o software estão funcionando corretamente.

.

.

3.  Banco de dados por nuvem

As operações de uma indústria criam volumes de dados gigantescos que, se analisados corretamente, podem gerar insights sobre diversos pontos onde o negócio pode ser otimizado.

Porém, para armazenar essa quantidade de informação, as empresas precisam investir pesado na compra de servidores e contratar profissionais para administrá-las.

Diante a essa situação, possuir um banco de dados na nuvem é muito mais eficiente e barato. 

Com um armazenamento na nuvem, a empresa não necessita fazer um grande investimento em estrutura, nem contratar novos funcionários.

Além disso, o volume de armazenamento pode ser contratado de acordo com a necessidade do negócio.

Outro benefício do armazenamento em nuvem é que as empresas que vendem esses serviços são especializadas no gerenciamento e proteção de dados, garantindo a segurança das informações salvas em seus servidores.

Essa tecnologia também permite que os funcionários autorizados e gestores tenham acesso aos dados da empresa em tempo real, de qualquer lugar com acesso a internet.

Gostou desse conteúdo?
Continue nos acompanhando para receber mais informações sobre o munda da indústria.

Até a próxima!

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!

Entenda como podemos ajudar sua empresa a melhorar seus resultados hoje mesmo!

Nosso time de especialistas está preparado para apresentar a solução ideal para o seu negócio.

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Como posso ajudar?