História
O caminho entre os direitos das mulheres e as lutas para a igualdade das minorias em geral estiveram sempre entrelaçados. Na época do Brasil Colônia (1500-1822), pouco foi conquistado. Vivia-se uma cultura enraizada de repressão às minorias, desigualdade e de patriarcado. As mulheres eram propriedade de seus pais, maridos, irmãos ou quaisquer que fossem os chefes da família. Nesse período, a luta das mulheres era focada em algumas carências extremamente significativas à época: direito à vida política, educação, direito ao divórcio e livre acesso ao mercado de trabalho.
Fonte: https://www.politize.com.br/
Mulheres na Indústria
Não é de hoje que as mulheres batalham por igualdade e no ramo da indústria não é diferente, e é até mais difícil, por ter mais presença masculina.
As mulheres vêm conquistando espaço em diversos segmentos da indústria brasileira, representando já 32% da força de trabalho com maior presença no ramo de confecções e artigos do vestuário.
Porém, não é o bastante. Os espaços fabris ainda são fortemente dominados pelos homens, tendo o setor automobilístico com mais distinções de gênero e salariais.
Procura pela formação técnica
O crescimento de mulheres, até em cursos técnicos aumentou 65% e a participação na indústria atingiu quase 20% nos últimos 10 anos, o que é um grande marco.
O interesse de mulheres em cursos técnicos, a procura pela formação tem crescido. É fruto de diversas vantagens que o segmento oferta aos trabalhadores, como salário e maior qualificação técnica.
Quais segmentos são os mais procurados
O segmento com maior número de mulheres empregadas na indústria foi: mineração, materiais de transporte, alimentos e bebidas, madeira e mobiliário, indústria mecânica e papel e gráfico.
Nós da Aplastik Embalagens desejamos um Feliz dia das Mulheres!!!