A segurança no empacotamento de produtos frágeis é fundamental para a conservação, proteção e apresentação de um produto, sobretudo pelo manuseio em várias ocasiões, como no armazenamento, na movimentação interna e no transporte.
E, quando se trata da embalagem para um produto frágil, os cuidados têm de ser redobrados. A importância do pacote se equipara à do item em si, já que assegura que sua qualidade seja preservada até a chegada às mãos do consumidor.
Quer saber qual o real papel da embalagem para produtos frágeis na logística? Então, continue a leitura!
Proteção da mercadoria
Existe uma grande diversidade de artigos frágeis, desde os triviais — como frutas, legumes, verduras, copos e potes de vidro — até os mais sofisticados, como taças de cristal, porcelanas finas, obras de arte e artesanato. Todos eles requerem cuidados especiais com a embalagem.
Para a proteção dos produtos, são necessários até três tipos de embalagens, dependendo do nível de fragilidade do material. Confira, a seguir, quais são!
Embalagem primária
Como o próprio nome diz, trata-se da primeira camada de proteção do produto. Ela pode ser, por exemplo:
- um frasco;
- blister;
- pote de vidro;
- lata de aço ou alumínio;
- saco plástico ou laminado;
- caixa longa vida (multicamada — papelão, plástico e alumínio);
- invólucro de papel cartão;
Embalagem secundária
A segunda camada destinada a proteger o produto pode ser a caixa de exposição — individual ou que agrupe certa quantidade apropriada para o consumo —, o engradado, o pote plástico com tampa contendo sachês, por exemplo, ou um pote cartonado, também com tampa e fundo de metal, entre outros.
Essa embalagem vai envolver a primária, aumentando o grau de zelo com o objeto frágil. No caso de itens perecíveis, ela também contribui para o aumento da vida útil.
Embalagem terciária
A salvaguarda definitiva da mercadoria é proporcionada por essa camada protetora: a caixa de transporte, que agrupa várias caixas de exposição, podendo ser container, caixa de madeira ou mesmo caixa de papelão ondulado de estrutura resistente.
É ela que garante que o produto seja acondicionado na quantidade máxima possível, sem riscos de sofrer danos por abertura acidental ou incidentes. Desse modo, é possível otimizar o custo-benefício do transporte.
Além disso, tal embalagem tem de ter o peso adequado para facilitar seu manuseio pelos carregadores ou clientes — ou seja: deve respeitar aspectos ergonômicos.
Insumos para a embalagem terciária
A embalagem terciária carece de insumos para garantir a proteção e segurança das mercadorias. Falamos de fita adesiva, para fechamento de caixas de papelão.
Há vários tipos de fitas, que contemplam as necessidades do cliente: fita adesiva comum, fita gomada e fita adesiva personalizada. Esta última, aliás, ainda funciona como uma excelente estratégia de marketing para a marca.
Além das fitas para o fechamento das caixas, outro insumo que é normalmente usado após as caixas serem fechadas, é o filme stretch.
Ele ajuda a proteger as embalagens nos estoques, além de, por meio de unitização e paletização, auxiliar na otimização de espaço e também ajuda no transporte de mercadorias, promovendo maior segurança evitando danos aos produtos.
Se precisar insumos para a proteção de produtos frágeis, ou qualquer outro tipo de produtos, pode contar com a Aplastik Embalagens.
Basta um clique ou um telefonema e um de nossos especialistas faz o atendimento e ajuda com a definição da melhor fita adesiva ou outro tipo de insumo que sua empresa precise.
Antes de ir embora, deixe seu comentário. Ficaremos felizes em ajudá-lo e em trocar informações.
Até o próximo post!