Desenvolvida no Japão, a metodologia 5S é um programa de gestão da qualidade que busca aperfeiçoar fatores de organização, limpeza e padronização dentro de uma empresa.
Para isso, essa metodologia utiliza princípios que visem a melhoria e maior qualidade nos processos humanos, para alcançar a excelência e crescimento empresarial.
Assim, o principal benefício de implementar os 5S está em desenvolver a capacidade de se adaptar nas diversas realidades. Dessa forma, é utilizado como plano estratégico para que a empresa apresente melhorias com foco na qualidade.
A metodologia envolve as palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Quer entender melhor sobre a metodologia 5S? Confira nosso artigo!
Origem dos 5S
Como já mencionado, a metodologia 5S se desenvolveu no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Por isso, o objetivo era reestruturar o país através da reorganização as empresas e indústrias.
Entretanto, no período, muitos princípios de controle e qualidade americanos acabaram sendo aperfeiçoados no país, impulsionando no desenvolvimento das indústrias. Dessa forma, o Total Quality Control, ou Qualidade no Estilo Japonês, se estabeleceu, consistindo na gerência dos processos, visando a qualidade dos produtos.
Assim, devido a facilidade de aplicação e simplicidade, essa metodologia acabou se expandindo por outras indústrias e países, em que o objetivo era evitar maiores desperdícios em função dos efeitos da guerra.
Atualmente, a metodologia também permite ser aplicada em diversos ambientes, sendo útil também no contexto pessoal e profissional.
O que é 5S?
A metodologia dos 5S consiste em ferramentas que auxiliam na qualidade empresarial.
Portanto, a sua origem tem como base os cinco “sensos” de limpeza e organização da cultura japonesa. Para facilitar a compreensão destes termos, explicamos cada um. Entenda o significado dos termos: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
SEIRI
O primeiro S está relacionado ao uso consciente e eficiente dos materiais e recursos. Ou seja, é organizar as ferramentas realmente necessárias para a realização de determinadas atividades.
Por isso, esse S é denominado Senso de Utilização. Dessa forma, o objetivo é refletir sobre os hábitos e até o acúmulo de objetos não necessários.
Além disso, o foco está no combate às distrações visando a maior produtividade e concentração de todos os colaboradores da empresa ou no ambiente pessoal.
Vantagens da utilização
- Eliminação de dados ultrapassados;
- Liberação de espaço;
- Eliminação de materiais, equipamentos e ferramentas fora de uso.
SEITON
Após definir o que é realmente necessário e útil, é momento de organizar seus materiais.
Assim, o segundo S da metodologia, consiste no Senso de Organização. Por isso, o objetivo aqui é manter mesas e arquivos organizados, senão, ao contrário, isso se tornaria inútil, certo?
Além disso, manter a organização no trabalho é importante, garantindo economia de tempo ao facilitar no momento de encontrar os materiais básicos, focando no que realmente importa.
Portanto, mantenha a organização antes de iniciar seus trabalhos.
Vantagens da utilização
- Economia de tempo ao encontrar ferramentas ou equipamentos;
- Melhoria do fluxo das pessoas e materiais;
- Diminuição de acidentes e movimentações desnecessárias.
SEISO
O terceiro S diz respeito ao Senso de Limpeza que todos os colaboradores devem ter, seja com os materiais de trabalho, tanto com o local em que se realiza a atividade.
Dessa forma, isso desperta maior responsabilidade individual, afinal, o local de trabalho também é sua responsabilidade. E não cuidar bem desse ambiente, pode afetar a sua produtividade.
Além disso, esse senso abrange o relacionamento interpessoal, com respeito e honestidade, logo, trabalhar em um local propício e limpo, aumenta o bem estar e a sua disposição durante as atividades. E isso reflete até na qualidade da entrega.
Vantagens da utilização
- Melhoria do local de trabalho;
- Proteção e satisfação ao trabalhar em um local limpo;
- Segurança e controle sobre os equipamentos de trabalho.
SEIKETSU
Para garantir que a metodologia seja assimilada e incorporada na rotina, é preciso que os processos anteriores sejam seguidos e aplicados corretamente.
Portanto, o Senso de Padronização e Saúde busca oferecer um padrão de cores, iluminação e processos alinhados com a higiene pessoal e do ambiente de trabalho, verificando se há problemas que possam afetar ou interferir na saúde e produtividade dos colaboradores.
É possível utilizar ferramentas que auxiliem nessa etapa e assegurem que os processos sejam cumpridos e a produtividade a mais alta. Por isso, um método complementar é a chamada metodologia ágil, dividindo as atividades e facilitando o trabalho.
Vantagens da utilização
- Melhoria do local de trabalho;
- Equilíbrio mental e físico;
- Ampliação das condições de segurança.
SHITSUKE
Por fim e não menos importante. O último S diz respeito ao Senso de Disciplina e Autodisciplina, ou seja, quais os sentimentos gerados pela metodologia 5S.
Logo, esse é o momento de ver a transformação dos hábitos que foram gerados. E isso requer disciplina e tempo para realmente sentir o efeito das mudanças. Além disso, é preciso de momentos para avaliar o feedback dos impactados pelas mudanças. Dessa forma, é possível trocar experiências e compreender o real efeito da metodologia.
E um passo importante para evidenciar as mudanças é reconhecer os erros, tanto pessoais, quanto profissionais. Ao identificar falhas, tenha consciência de que para evoluir, precisamos de disciplina.
Vantagens da utilização
- Melhoria nas relações interpessoais;
- Valorização do ser humano;
- Cumprimento dos processos com foco na qualidade.
Por que implantar a Metodologia 5S?
A metodologia 5S é responsável por auxiliar e melhorar os processos de uma organização, contribuindo para uma boa relação entre os colaboradores. Por isso, sua aplicação é simples e pode ser implementada sem dificuldades.
Assim, mais do que aplicar os conceitos de cada S, a metodologia exige atenção e comprometimento da empresa.
Além disso, os resultados obtidos podem ser eficazes para o ambiente de trabalho e também para o comportamento dos colaboradores, aumentando a produtividade.
Entenda abaixo como aplicar um controle de atividades otimizado com foco na eliminação do desperdício.
3 Passos para aplicar a metodologia 5S
Após compreender os 5S da metodologia, é preciso entender como aplicar os conceitos na sua empresa. Acompanhe abaixo.
Comissão
O primeiro passo é escolher colaboradores para serem os guardiões de cada S.
Por isso, identifique quem possui influência sobre as equipes e capacite-os. Assim, o objetivo é demonstrar aos demais as vantagens da metodologia, evidenciando as boas práticas. A criação dessa comissão deve identificar os problemas da empresa e, com base nos 5S, realizar análises de corrigir as falhas.
Implementação
A implementação é um trabalho realizado em conjunto com a comissão e também com os gestores.
Isso porque a comissão permite que as etapas sejam cumpridas de acordo com o planejado e os gestores forneçam as condições para que a metodologia seja efetivamente aplicada.
Dessa forma, é necessário que haja uma mobilização coletiva para que a metodologia faça sentido. E, para expor a importância dos 5S, uma boa apresentação a todos é uma alternativa interessante, mostrando os ganhos pessoais e profissionais, como aumento da produtividade e empoderamento.
Avaliação
Após implementar a metodologia 5S, é preciso acompanhar como será colocada em prática e assim medir os resultados obtidos.
Diversos métodos de avaliação podem funcionar, opte pelo que a sua empresa consiga realizar com certa frequência. Lembre-se: é preciso monitorar os processos o tempo inteiro.
Logo, isso acabará se tornando um hábito, otimizando processos e tempo de trabalho, o que irá contribuir para a produtividade dos colaboradores.
Continue acompanhando o Blog da Aplastik para novos conteúdos que podem contribuir com seu crescimento pessoal, profissional e empresarial.