Já sabe o que precisa?
Faça uma busca pelo insumo ou equipamento:

O gestor industrial e seus 3 maiores desafios – PÓS PANDEMIA

O cenário da indústria passa por mudanças, o que desencadeia vários desafios para o gestor industrial, o responsável por mapear e traçar estratégias para o negócio. Os gestores são essenciais para alcançar o sucesso organizacional. Dessa forma, cabe a eles encontrar meios, desenvolver projetos e gerir processos que visem alcançar a produtividade desejada para que a empresa se mantenha competitiva em um mercado de concorrência acirrada.  Os principais desafios do gestor industrial estão ligados ligados à automação industrial e à transformação digital, processo que vem ocorrendo com os avanços tecnológicos e que foi potencializado pelo início da Indústria 4.0. Além disso, o mundo está passando por uma fase de retração nos negócios e de muitas incertezas. Isso coloca gestores em xeque, pois os desafios se tornam ainda mais complexos em um cenário de crise.  Veja a seguir três dos principais desafios do gestor industrial. 

3 maiores desafios do gestor industrial e como vencê-los no cenário de pós pandemia

A posição estratégica do gestor industrial o torna a peça-chave para as mudanças necessárias nas organizações: profissionalização, instrumentalização e modernização, por exemplo. 

1.      Atrair e reter talentos

As relações de trabalho mudaram nas décadas passadas, sobretudo nas duas últimas. A geração Y, também conhecida como millennial, imprimiu um novo ritmo no fluxo de profissionais nas organizações.  Por outro lado, a geração Z, que começou recentemente entrar no mercado de trabalho, também parece ter uma característica semelhante aos millennials, de não se preocupar em se fixar em um lugar somente.  Estabilidade no trabalho não é algo que atraia essas novas gerações. Isso desafiou o setor de Recursos Humanos, que precisa encontrar formas de reter talentos e evitar a alta rotatividade de profissionais.  Além disso, há diversos setores produtivos com escassez de talentos, exatamente pela saída da geração baby boomer, que já estão na fase de aposentadoria. Somado a isso, há a falta de qualificação e preparo  adequados. Outro evento vai impactar nesse cenário: a situação atual no mundo todo, por causa do coronavírus. Só que ainda não sabemos exatamente quais os níveis de impacto real nas organizações. No entanto, certamente pedirá bastante atenção e uma visão fortemente estratégica dos gestores, incluindo o gestor industrial.  Para vencer esse desafio é preciso que a empresa seja atrativa para o colaborador, Isso pode acontecer pelo tratamento da imagem, o que é chamado de employer branding. É algo como “ser uma ótima empregadora”, por ter um bom clima organizacional e benefícios atrativos, por exemplo.  Inclusive, a empresa pode criar uma boa reputação por oferecer treinamentos e outras possibilidades de os colaboradores adquirirem conhecimento e novas habilidades e competências. Isso ajuda com a imagem da empresa e resolve os problemas de qualificação dos profissionais. 

2.      Implementar programas de manutenção preventiva de máquinas e equipamentos

Aumentar a eficiência operacional e otimizar tempo reduzindo a inatividade é outro desafio do gestor industrial.  Lembrando que tempo inativo pode ser resultado de processos mal conduzidos ou de percalços, como máquinas paradas por falta de manutenção ou outro tipo de problema.  Programas de gerenciamento de manutenção preventiva, preditiva ou corretiva podem auxiliar nesse aspecto. Isso requer que o gestor conheça bastante sobre maquinários e equipamentos, assim como sobre recomendações do fabricante, garantias etc.  O que o gestor deve ter em mente é que a manutenção preventiva é o caminho para evitar que a produção pare por problemas de falta de manutenção. Produção parada é dinheiro perdido, pedidos atrasados e clientes insatisfeitos. 

3.      Modernizar em termos de tecnologia

A automação industrial não é novidade, pois é algo que tem sido feito desde a terceira revolução industrial. No entanto, os avanços tecnológicos trouxeram a indústria 4.0, que, por meio da transformação digital, moderniza os processos fabris, tornando as organizações mais custo-eficientes e muito mais competitivas local e globalmente.  É claro que ainda engatinhamos nesse caminho. Máquinas inteligentes estão sendo incorporadas aos poucos nas linhas de produção, principalmente porque dependem de outros sistemas para extração e análise de dados, e nem todas as empresas estão preparadas nesse sentido.  Podemos dizer então que esse é um desafio a médio e longo prazo para o gestor industrial, de implementar soluções de IoT (internet das coisas) e Big Data (análise de dados em grandes volumes). Isso facilitará a tomada de decisão de forma mais rápida e em tempo real.  

Se você tens dúvidas e precisa de orientações sobre aquisição e manutenção de máquinas e insumos industriais, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar.

Deixe seu comentário sobre o tema de hoje e compartilhe nosso artigo!    

Até a próxima…

Produtos Relacionados:

Cadastre-se e receba nossas notícias!

Siga-nos nas redes sociais!

Últimos artigos

Entre em contato conosco!

Fique tranquilo(a) que o nosso contato é sem compromisso. Você só vai se tornar nosso cliente quando tiver certeza de que somos a melhor opção para a sua empresa.
contato!

Entenda como podemos ajudar sua empresa a melhorar seus resultados hoje mesmo!

Nosso time de especialistas está preparado para apresentar a solução ideal para o seu negócio.