O que você precisa saber para armazenar e enviar produtos frágeis
Você produz ou trabalha com produtos delicados? Então você sabe muito bem que é preciso redobrar o cuidado na hora de armazenar e enviar produtos frágeis.
Muitos problemas – e prejuízos – podem ser evitados ao adotar as medidas corretas. Afinal, qualidade é entregar um produto intacto, do jeito que seu cliente espera e precisa.
Mesmo quando você não possui um fluxo de mercadorias constante, armazéns ou centros logísticos, é preciso armazenar e estocar os produtos até viabilizar o transporte.
Resumindo, não importa o tamanho da empresa, a logística é determinante para o sucesso de qualquer negócio.
Quais produtos são considerados frágeis?
Existe uma infinidade de produtos que podem ser encaixados nessa categoria, mas vamos trazer aqui dois exemplos abrangentes e focados no segmento alimentício que precisam ser tratados com o máximo de cuidado para chegarem ao cliente nas melhores condições na hora de armazenar e enviar produtos frágeis.
Bebidas
A cautela precisa ser redobrada neste tipo de carga para conservar o sabor e a coloração dos líquidos. Já o transporte precisa de uma proteção específica contra a ação de raios solares e quedas da carga na carroceria. Também se recomenda a instalação de pallets para corrigir a inclinação do solo. Além disso, o veículo deve ter um sistema de suspensão próprio.
Na etapa de carregamento, certifique-se de que os produtos estejam embalados da maneira correta e empilhados sem ultrapassar o nível recomendado.
Na carroceria, disponha as cargas do pallet mais pesado para o mais leve, distribuindo o peso por igual. Verifique se há não peças sobressalentes ou sujeiras que possam comprometer a carga.
Alimentos perecíveis
Frutas, verduras, carnes e hortaliças fazem parte desta categoria. Como são mais suscetíveis às variações de temperatura, é importante cuidar no manuseio para evitar avarias, contaminações e perda de características nutricionais, visuais e de frescor.
O transporte desses alimentos, com licenças específicas, deve ser feito em carrocerias com temperatura e ventilação adequada.
Falando do transporte de cargas sensíveis…
Ter referências é sempre o melhor caminho. Confira o tempo de mercado da empresa, experiências de outros usuários, diferenciais em relação a sua frota e seus profissionais, além das tecnologias empregadas para proteger a carga.
Afinal, a forma de a empresa atuar é determinante para que não ocorram atrasos na entrega. Como o prazo de validade e perecibilidade costuma ser menor em produtos frágeis, atrasos podem comprometer o tempo de permanência deles nas prateleiras.
O que mais posso (e devo) fazer para proteger os produtos na hora de armazenar e enviar produtos frágeis
Proteção individual
Temperatura, pressão, perfuração, vibração e oxidação. Esses e muitos outros agentes interferem na qualidade de um produto; por isso, as embalagens precisam ser de fácil acomodação e resistentes para preservarem a integridade da mercadoria.
O formato da embalagem deve facilitar o transporte e otimizar ao máximo o espaço disponível para estocagem.
Você conhece os 5 níveis de classificação de embalagens?
São eles:
Nível 1 – conserva o produto pois está em contato direto com ele
Nível 2 – tem a função de proteger a embalagem primária
Nível 3 – geralmente disponibilizada no varejo para embalar os dois primeiros níveis
Nível 4 – servem para facilitar a movimentação e a armazenagem
Nível 5 – permite enviar mercadorias a distância muito longas
Produtos frágeis no lugar certo
Materiais frágeis e perecíveis devem ser separados dos demais produtos, pois necessitam de condições diferentes de movimentação, empilhamento, acondicionamento e ventilação.
Isso evita possíveis danos que podem ocorrer antes mesmo de eles saírem da estocagem. Dê prioridade à proteção da mercadoria levando em conta as características do material e a condição do transporte.
Sinalize sempre
Usar sinalização na embalagem é obrigatório, ainda mais se o produto for frágil. Assim, todos que entrarem em contato com a mercadoria poderão identificar o grau de fragilidade e a natureza do conteúdo e, é claro, tomar o devido cuidado. Utilize avisos e setas informando o que se deve ou não fazer e orientando como posicionar corretamente o produto.
Frágeis em cima
Há procedimentos básicos que também ficam para trás na hora de movimentar, armazenar e enviar produtos frágeis. Por exemplo, a ordem de empilhamento.
Deixar produtos frágeis embaixo de itens mais resistentes pode representar grandes perdas de mercadorias. Reduza prejuízos monitorando essa atividade junto a sua equipe.
Checklist de cuidados no transporte de alimentos e bebidas
1. Verifique se os produtos estão embalados corretamente, de acordo com o nível de fragilidade e protegidos de contaminação
2. Averigue se cada mercadoria está identificada e com a data de validade e lote corretos
3. Atenção ao peso máximo de empilhamento
4. Faça o monitoramento da temperatura no local de armazenamento e no transporte
5. Proteja os produtos contra intempéries no transporte (raios solares e umidade)
6. Utilize pallets para nivelar o solo
7. No carregamento, distribua o peso por igual, deixe mais perto das laterais os produtos que serão entregues primeiro e verifique se não há elementos que possam avariar a carga
8. Antes do transporte para distribuição, confira a documentação da carga e a autorização exigida para a movimentação
9. Treine sua equipe para que a descarga seja feita com agilidade e segurança, com o mínimo de prejuízo.
Gostou? Siga esse passo a passo e garanta a satisfação de seus clientes e os melhores resultados para sua empresa.