Uma gestão eficiente prevê a redução de custos não somente ao eliminar despesas necessárias. A economia de insumos, por exemplo, é uma forma de reduzir custos que podem ser altos, inclusive, pelo desperdício.
Imagine quanto sua empresa pode estar consumindo a mais e o quanto poderia estar economizando?
Vamos abordar esse tema neste artigo. Continue a leitura e veja o que temos para compartilhar com você.
Como a economia de insumos pode impactar em seus lucros
O principal desafio das organizações é controlar seus processos a fim de eliminar desvios de produção e consequentemente reduzir custos e desperdícios.
Normalmente o foco vai para o uso de matérias-primas, de energia e outros. No entanto, há os insumos, que também podem estar sendo mal-aproveitados e até mesmo desperdiçados.
Vamos abordar dois exemplos: o de fita adesiva e o de filme stretch. Você vai entender como pode usar esses recursos de forma consciente e sem desperdícios.
Como evitar o desperdício de fita adesiva
Um dos insumos que podem garantir uma boa economia é a fita adesiva, sobretudo se esse item é bastante usado em seu negócio.
O principal motivo que pode causar gasto de fita adesiva além do necessário é quando as empresas ainda têm seus processos manuais.
Um pequeno desvio e o trajeto da fita já compromete o fechamento da embalagem. Dessa forma, é preciso aplicar novamente a fita adesiva para garantir o fechamento.
Por isso, o investimento em automação é necessário. Com uma seladora de caixas. Com este equipamento, você não só garante a redução dos custos com insumos (a fita adesiva) e evita o desperdício, como também ganha em produtividade.
Como evitar o desperdício de filme stretch
O filme stretch, tipo de embalagem bastante usado nas indústrias para a etapa de paletização de cargas, é outro insumo que pode estar ser desperdiçado e onerar os custos da empresa.
O consumo desnecessário desse insumo pode ser combatido com a padronização de processos, como a quantidade de filme stretch utilizado para envolver os pallets.
Algumas formas de verificar isso é:
- mapear o processo de envelopamento de pallets a fim de tentar identificar os principais fatores que comprometem o uso desnecessário de filme stretch;
- fazer as manutenções necessárias na máquinas (de preferência preditiva e preventiva) para aumentar sua confiabilidade de operação para um melhor aproveitamento;
- padronizar o processo de envelopamento com filme stretch, focando no menor consumo possível;
- conscientizar a equipe sobre a importância do uso correto do filme.
Sabe que pode ajudar nesses processos? A Aplastik! Desde a aquisição da máquina, com as manutenções, dicas para consumo eficiente de filme stretch e muito mais.
Basta entrar em contato com a empresa e falar com um de nossos especialistas. Vamos trocar ideias e encontrar a melhor solução!
Dúvidas ou sugestões? Use o espaço dos comentários!
Até o próximo post!