O armazenamento de cargas é uma parte muito importante do processo de logística. Se não houver o devido cuidado, os produtos correm o risco de serem danificados. Por isso as transportadoras adotam a paletização de cargas para facilitar essa tarefa.
Paletizar envolve utilizar paletes para empilhar produtos dentro do estoque. O palete é um tipo de plataforma padronizada sobre a qual os produtos são colocados. Dessa forma, se consegue formar lotes e quando é necessário pegar um lote, basta usar uma empilhadeira para pegar o palete e toda a carga pode ser transportada.
No Brasil, o tamanho padrão de um palete é 1 metro por 1,2. Eles podem ser feitos de 3 materiais:
- madeira: geralmente pinho, que é mais resistente. É o tipo mais comum utilizado;
- plástico: mais usado por empresas de produtos químicos, já que outros materiais se corroeriam mais facilmente;
- aço: comum em câmaras frigoríficas por ser mais fácil de limpar e resistente às baixas temperaturas.
O processo de paletização acontece, de forma automatizada, pela utilização de envolvedoras de filme stretch e, é claro, do próprio filme. Conheça agora as vantagens da paletização.
Quais as vantagens da paletização de cargas?
A paletização de cargas traz inúmeras vantagens para o seu estoque. Selecionamos algumas para que você entenda melhor. Acompanhe!
1. Otimiza espaço
Empilhar produtos em um estoque é uma das melhores maneiras de aproveitar os espaços dos depósitos e armazéns. Se considerarmos que o espaço disponível seja apenas o do chão, logo o espaço estaria todo ocupado. Da mesma forma, se todas as caixas forem empilhadas umas sobre as outras, teria que retirar todas elas sempre que fosse buscar algo que está no fundo.
Ao utilizar os paletes, cada conjunto de caixas é deslocado como uma só peça com mais facilidade. Isso permite usar muito mais a verticalidade do estoque, aproveitando prateleiras mais altas sem comprometer a praticidade, o que facilita muito a logística.
2. Facilidade o controle de estoque
Além de melhorar o espaço, a paletização de cargas também permite que se organize e administre melhor as cargas dentro do estoque. Por exemplo: se pode atribuir um número de registro a cada palete durante seu recebimento, associado aquele número ao tipo de carga, sua localização, destino etc. Assim, no lugar de procurar por uma pilha de caixas, é possível pode buscar diretamente o palete que precisa.
Filme stretch: o insumo para paletização de cargas
Conforme já dissemos lá no início, as envolvedoras de stretch são as máquinas que facilitam o processo de paletização, e para isso precisam do insumo que faz esse trabalho: o filme stretch.
Em Goiânia e região, a Aplastik Embalagens fornece o filme stretch, o material que envolve as caixa e que é fundamental para manter as caixas alinhadas e organizadas, sem que sofram danos.
Caso queira mais informações sobre esse e outros insumos, você pode entrar em contato com nossa empresa e falar com um de nossos consultores.
Até o próximo post!